Evaporação nos reservatórios das hidrelétricas é o 2º maior gasto hídrico do país, atrás apenas da irrigação, revela estudo da ANA

1 de abril de 2019

Os reservatórios das hidrelétricas perdem muita água por evaporação, tanto que o setor elétrico leva isso em conta no planejamento da expansão e, principalmente, na operação do sistema. A Folha de S. Paulo teve acesso a um estudo da Agência Nacional das Águas que está por ser publicado com o levantamento do consumo de água dos diferentes setores da economia e da população. Quem mais retira e consome água é a irrigação de lavouras. Em 2017, o agro retirou mais de 1.000 m3/segundo, dos quais consumiu quase 800 m3/segundo. Em segundo lugar, vêm os reservatórios, que perdem 670 m3/segundo. Embora a evaporação devolva a água na forma de chuva, na maioria das vezes esta cai em outras bacias hidrográficas, implicando perda para a bacia na qual se situa cada reservatório. Esta perda é significativa e representa mais do que a soma de toda água que é consumida em residências, lojas e escritórios. Aliás, é quatro vezes maior.

Se a intenção é privilegiar o uso humano, é necessário reavaliar cada outorga e colocar metas de aumento da eficiência de uso para a irrigação, as hidrelétricas, o uso animal e a indústria.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2019.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar