O crepúsculo dos motores de combustão interna chega à BMW

12 de abril de 2019

A Bloomberg faz uma comparação eletrizante (com o perdão do trocadilho à frente): de um lado, o M5, 1.200 peças, um motor de quase 200 kg, 150 peças móveis encaixadas com precisão alemã, um conjunto que faz de 0 a 60 milhas por hora (97 km/h) em 3,3 segundos; do outro, o BMW i3, duas dúzias de peças, motor leve a ponto de ser levantado por uma única pessoa e um banco de baterias no lugar do tanque de combustível, transmissão e caixa de câmbio; o elétrico arranca mais rápido do que o M5. A BMW planeja eliminar metade dos modelos fósseis nos próximos anos e acelerar o desenvolvimento de elétricos híbridos e puros. Um terço dos mais de 130 mil trabalhadores passaram ou passarão por uma recapacitação e serão transferidos para as linhas dos elétricos. Já se sabe que a montagem deles requer bem menos mão de obra do que a dos fósseis. A matéria conta mais histórias e descreve planos da empresa. Comparando o M5 com o i3, a autora, Elisabeth Behrmann, diz que “o visitante pode ver o motor de 625 hp – quase duas vezes mais potente do que o original de 1985, um p duas dúzias de peças, motor leve a ponto de ser levantado por uma única pessoa e um banco de baterias no lugar do tanque de combustível, transmissão e caixa de câmbio; o elétrico arranca mais rápido do que o M5.roduto de luxo incansavelmente alardeado como a ‘máquina definitiva’ (the ultimate driving machine) – e virar a esquina e ver seu insignificante substituto. A gente começa a pensar se o slogan não ficaria melhor sendo ‘o último motor a combustão’.”

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar