Bolsonaro quer dividir para enfraquecer Povos Indígenas

14 de maio de 2019

Fabiano Maisonnave relata no Climate Change News que Bolsonaro pretende ajudar o agronegócio a se expandir por meio da ocupação de Terras Indígenas.

 

Retomando a visita às terras dos Parecis feita pelos ministros Ricardo Salles e Tereza Cristina, Maisonnave explica aos leitores que o Ibama havia lavrado multas para agricultores brancos que haviam arrendado a terra, pelo emprego de soja transgênica na área.

 

Maisonnave retoma também os repetidos discursos de Bolsonaro sobre a pretensão de integrar o índio à sociedade por meio da abertura de suas terras para o garimpo e a mineração, para extração de madeira e para o agronegócio.

 

Bolsonaro sabe que precisa de apoio popular e do apoio do Congresso para mudar a Constituição no que toca aos Direitos Indígenas. Daí o movimento dele buscando atrair índios para as lives e eventos na tentativa de mostrar que existem os que o apoiam.

 

As associações indígenas denunciam a falta de representatividade dos convidados de Bolsonaro e desmentem os vários argumentos oficiais.

 

Vale lembrar uma fala de Ailton Krenak sobre o retrocesso promovido pelo governo Bolsonaro: “Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir.”

 

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar