Linhão Manaus-Boa Vista não é a opção mais rápida ou barata

17 de maio de 2019

O MPF Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas entregou à Funai uma nota técnica indicando a geração de energia solar fotovoltaica centralizada como alternativa para garantir a segurança energética do estado de Roraima.

Assinada por três especialistas em sistemas energéticos de universidades brasileiras, a nota ressalta que o linhão de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista, que faz parte do chamado Linhão de Tucuruí e vem sendo defendido pelo governo federal como única saída para o problema, não é a opção mais rápida e nem mesmo a mais barata para oferecer uma solução urgente.

Matéria do Amazonas Atual explica que o MPF vem atuando há cerca de uma década neste caso, destacando que a escolha do traçado em paralelo à rodovia BR-174 não se preocupou em analisar previamente alternativas, menos ainda considerou o componente indígena.

Após atuação do MPF, a Justiça já declarou nula a escolha do traçado e do leilão que atribuiu à TransNorte Energia a execução da obra. Para o órgão, o empreendimento foi idealizado de forma viciada, mediante avaliação meramente econômica, que desconsiderou os diversos aspectos socioambientais da região.

A questão será apreciada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar