Linhão Manaus-Boa Vista não é a opção mais rápida ou barata

energia fotovoltaica

O MPF Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas entregou à Funai uma nota técnica indicando a geração de energia solar fotovoltaica centralizada como alternativa para garantir a segurança energética do estado de Roraima.

Assinada por três especialistas em sistemas energéticos de universidades brasileiras, a nota ressalta que o linhão de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista, que faz parte do chamado Linhão de Tucuruí e vem sendo defendido pelo governo federal como única saída para o problema, não é a opção mais rápida e nem mesmo a mais barata para oferecer uma solução urgente.

Matéria do Amazonas Atual explica que o MPF vem atuando há cerca de uma década neste caso, destacando que a escolha do traçado em paralelo à rodovia BR-174 não se preocupou em analisar previamente alternativas, menos ainda considerou o componente indígena.

Após atuação do MPF, a Justiça já declarou nula a escolha do traçado e do leilão que atribuiu à TransNorte Energia a execução da obra. Para o órgão, o empreendimento foi idealizado de forma viciada, mediante avaliação meramente econômica, que desconsiderou os diversos aspectos socioambientais da região.

A questão será apreciada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)