Um congresso de latifundiários

congresso de latifundiários

As informações apresentadas pelos parlamentares ao Tribunal Superior Eleitoral mostram uma preocupante concentração fundiária nas últimas fronteiras agrícolas do país: no Matopiba (no caso de Cerrado) e na Amazônia Legal.

Quem fez o levantamento foi o Observatório do Agronegócio no Brasil, que considerou as fazendas com mais de 100 hectares de propriedade de deputados federais, senadores e seus suplentes.

Juntos, deputados federais detêm 43,9 mil hectares de terra em treze estados. Alguns senadores, por sua vez, são donos de uma área ainda maior: 107,8 mil hectares. Os suplentes de senador concentram outros 37,5 mil hectares.

A área controlada por congressistas pode ser ainda maior, uma vez que muitos não declararam o tamanho das propriedades ou simplesmente não as declararam por estas estarem legalmente sob a propriedade de empresas de agropecuária ou de administração de seus próprios bens. É o caso da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) e do senador Irajá Abreu (PSD-TO), seu filho, ambos notórios defensores dos interesses dos ruralistas.

De acordo com o levantamento, o maior proprietário rural do Congresso é o senador Jayme Campos (DEM-MT), com participação em propriedades que somam 43,9 mil hectares, todas no Mato Grosso.  Interessante notar que uma das fazendas de Campos, a Santa Amália, já foi alvo de denúncias de trabalho análogo ao escravo.

No ano anterior, a mesma propriedade do senador também foi autuada pelo Ibama por desmatamento de áreas de preservação permanente, como o entorno de cursos d’água e de nascentes de rios. Foram destruídos ilegalmente, segundo constatado pelos fiscais, 1,5 mil hectares de mata nativa.

 

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)