Deu no New York Times: a emenda de Kigali é boa até para Trump

27 de maio de 2019

O NYT defende em editorial que a emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, aquela que visa a eliminação da família de hidrofluorcarbonos da atmosfera, é um bom negócio até para Trump. A família inclui gases que são milhares de vezes mais potentes do que o CO2 na geração do efeito estufa.

A emenda foi assinada por 197 países em 2016 e especifica metas rigorosas para a produção e o uso desses gases refrigerantes em equipamentos como ar-condicionados e geladeiras.

Muitos fabricantes destes equipamentos, como a Carrier e a Honeywell, estão trabalhando para cumprir com sua parte das metas e enxergam na emenda uma vantagem competitiva em relação à concorrência dos equipamentos asiáticos.

O editorial defende ser melhor colocar o plano em prática porque este “dá previsibilidade e estabilidade regulatória”.

Como a emenda de Kigali é vista como um “acordo climático”, a administração Trump tem protelado sua regulamentação e, assim, criado um incentivo negativo para o cumprimento das metas. E vem daí a reclamação do editorial.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar