Líder indígena cobra responsabilidade do fundo BlackRock

27 de maio de 2019

Na semana passada, na assembleia de acionistas da BlackRock, a maior gestora de investimentos do mundo, o indígena brasileiro Luiz Eloy cobrou da organização e de seu CEO, Laurence Fink, apoio para o combate ao desmatamento e aos ataques aos Povos Indígenas no Brasil.

Eloy, advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), disse a quem investe no agronegócio: “vocês têm a responsabilidade sobre o nosso futuro”. E pediu que se deixe de comprar commodities produzidas em propriedades localizadas em Terras Indígenas.

Antes da assembleia, o The Guardian publicou uma matéria falando das pressões para que a BlackRock tomasse ações decisivas para combater a crise climática. A matéria usa a expressão “dragging its feet”, de má vontade, para descrever a atitude tomada pela empresa até agora.

Jeff Conant, da ONG Friends of the Earth, também escreveu sobre a BlackRock e seu portfólio, que inclui empresas diretamente ligadas ao desmatamento no Brasil e na Indonésia, e sobre o quanto a empresa evita se comprometer com o enfrentamento da crise climática.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar