Onda de calor atinge mais da metade da Índia

4 de junho de 2019

A mídia na Índia cobriu amplamente a onda de calor extrema que, segundo a FirstPost, “dominou” cerca de dois terços do país: “os termômetros chegaram a 45°C em várias cidades, incluindo Deli, Lucknow, Jaipur, Hyderabad e Chandigarh. Até mesmo Pune, considerada uma estação de montanha, viu a temperatura subir para 43°C no dia 27 de maio (…) A região mais afetada é a de Vidarbha, no centro da Índia, da qual o site El Dorado destacou 15 cidades como ‘as mais quentes do mundo no final de abril’”. Segundo o Departamento de Meteorologia da Índia (IND), a capital Nova Deli sofreu uma “onda de calor severa”. O Tribune disse que “os termômetros cruzaram a marca de 50oC no Rajastão” durante o fim de semana. Em entrevista ao New Indian Express, o Dr. KJ Ramesh, diretor geral de meteorologia do IND, diz que “não há outra opção senão mudar nossas práticas e estilo de vida para enfrentar a mudança climática”.

Em tempo: um artigo da Climate News Network conta que está aumentando a probabilidade de uma onda de calor bater duas vezes. Na primeira, ela causa os danos conhecidos – sobrecarga do sistema elétrico, residências abafadas, crise hídrica e incêndios. Assim, o potencial de danos é exponencial, caso a onda der meia volta e atingir outra vez uma região já debilitada. É isso que pode começar a acontecer com mais frequência.

 

ClimaInfo, 4 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar