Maria Tereza Jorge Pádua: não há oposição entre agricultura e meio ambiente

Maria Tereza Jorge Pádua

Maria Tereza Jorge Pádua diz n’O Eco que não deveria haver conflito entre o agronegócio e o meio ambiente. Ela lembra que muito da legislação ambiental foi pensado e escrito por engenheiros agrônomos que sempre mantiveram um olhar para a produção agrícola. E diz que “os produtores agrícolas podem ainda usufruir de muita terra neste país. Podem e devem melhorar muito a produtividade por hectare. Não existe nenhum motivo real para que agricultores não sejam eles mesmos, como tem sido ao longo da história deste e de outros países, os melhores, mais ativos e realistas defensores da natureza onde trabalham e de que dependem.”

Mas ela enxerga uma pressão constante por uma narrativa que faz dos movimentos ambientais inimigos do agronegócio: “O governo deve deter sua campanha para criar inimizades absurdas e fomentar divórcios entre o ambiente e o agronegócio que, de um modo ou de outro, são parte da mesma equação.”

Maria Tereza Jorge Pádua é a responsável pela criação de mais da metade das áreas protegidas do país. Ainda na época da ditadura, ela conseguiu criar quase 8 milhões de hectares de reservas e parques nacionais na Amazônia.

 

ClimaInfo, 18 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)