Enchentes e seca secular atingem simultaneamente a Índia

Índia clima

As fortes chuvas das monções que caíram na costa ocidental da Índia já mataram quase 160 pessoas e forçaram a evacuação de centenas de milhares de indianos.

“A média de chuvas está diminuindo, mas eventos extremos estão ficando mais intensos. Isso porque, na medida em que o clima esquenta, a atmosfera consegue segurar mais umidade”, disse Kieran Hunt, da universidade inglesa de Reading, água esta que desaba na forma de tempestades muito fortes.

Hunt exemplifica com a situação do estado de Kerala: “As três piores enchentes em Kerala ocorreram em 1924, 2018 e agora. Em outras palavras, enchentes que deviam acontecer uma vez por século, aconteceram em dois anos seguidos.”

Enquanto isso, em outro canto da Índia, o sagrado rio Ganges está secando. Uma matéria da National Geographic repleta de fotos tristemente belas fala de um rio sem margens fixas, que, dependendo das águas derretidas das geleiras do Himalaia, desce com fúria, inundando vastas extensões da planície gangética, ou vai secando ao longo de seu caminho até a Baía de Bengala.

A punição que se abate sobre o Ganges e sua fauna é hoje tripla: o consumo de água disparou, o aquecimento global está encolhendo as geleiras e a pouca água que consegue fluir está cada vez mais poluída.

O autor da matéria, Paul Salopek, conta o drama dos golfinhos do rio, cuja população vem caindo drasticamente por falta de comida e de água.

 

ClimaInfo, 13 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)