Governo é responsável pelo aumento do desmatamento

governo

Alfredo Sirkis escreveu um belo artigo na Folha mostrando como o governo Bolsonaro vem dando todas as indicações de que o desmatamento poderia grassar solto. O que, de fato, está acontecendo.

Sirkis fala do impacto sobre o aquecimento global e mostra as oportunidades que o Brasil está perdendo. “Não é agronegócio moderno desmatar ilegalmente, promover a grilagem e uma pecuária indigente, de propósito meramente especulativo, ou envenenar rios com mercúrio. São facções criminosas, e o problema está no colo do ministro Sergio Moro (Justiça). O agronegócio tem muito a perder com a repercussão internacional do novo surto de devastação, turbinado pela desmoralização oficial dos órgãos de fiscalização, pela sinalização de ‘liberou geral’ pelo ‘capitão motosserra’.”

Em tempo: o UOL deu que o pessoal o Itamaraty está usando dados de desmatamento de décadas passadas, quando as políticas ambientais derrubaram rapidamente as taxas criminosas de então. Como o desmatamento voltou a crescer a partir de 2012, o pessoal simplesmente “esquece” de apresentar os dados.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)