Campanha ‘Seja Legal com a Amazônia’

8 de setembro de 2019

Uma importante associação da indústria de exportação de carne e outras entidades do agronegócio se juntaram a ONGs, na 6ª feira (6/9), em uma campanha para demandar ações do governo federal que impeçam o roubo de Terras Públicas na Amazônia. Segundo o movimento ‘Seja Legal com a Amazônia‘, a grilagem é a principal responsável por desmatamento e queimadas na região.

A campanha demanda a criação de uma força-tarefa para a destinação das terras da União sem uso específico. Cerca de 60% das florestas da Amazônia estão em Terras Públicas, são de todos os brasileiros. Mas estas terras são alvo de grileiros e organizações criminosas que invadem, derrubam as árvores, tentam falsificar documentos de posse e depois ganham milhões com sua venda. Boa parte do desmatamento da Amazônia acontece nesta tipologia fundiária.

A campanha quer também uma outra força-tarefa, envolvendo a Justiça Federal, o Executivo, o Legislativo e o Ministério Público para resolver conflitos fundiários.

Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio e diretor-executivo da Agropalma, disse que a campanha é um “esforço de três anos (…) Enxergamos o dia de hoje como um dia histórico”. E acrescentou que “a crise na Amazônia não atrapalha apenas o agro brasileiro. Ataca o Brasil, todo o natural que temos aqui. Ataca a economia brasileira, impacta todos nós”, conforme relata Daniela Chiaretti no Valor.

O lançamento da campanha teve forte repercussão na imprensa, com matérias nos Valor, Folha, O Globo, G1, Redação Agro, Portal Macaúba, Reuters, The World News e Forbes, entre outros.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar