Gastos com gestão ambiental do país despencam neste ano

12 de setembro de 2019

Nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, a gestão da política ambiental praticamente parou. A análise orçamentária do Ministério do Meio Ambiente feita por Giovana Girardi, no Estadão, mostra que foram empenhados, até o dia 6/9, somente R$ 1,17 milhão para os objetivos principais da pasta, o planejamento de políticas e seu gerenciamento. No ano passado foram empenhados R$ 35,6 milhões para o mesmo fim.

Suely Araújo, ex-presidente do Ibama, disse que “problemas no início da gestão são esperados, mas não a baixíssima execução nas ações finais.” Para ela, “os recursos do MMA para suas próprias atividades não pesam tanto no orçamento federal, deveriam estar liberados e com a execução em dia.”

João Paulo Capobianco, ex-secretário-executivo do ministério, disse que “essa baixa execução foi precedida da extinção do departamento que comandava o controle do desmatamento. Parece que a pasta perdeu a capacidade gerencial do problema. O governo ignorou alertas do DETER e só aplicou 7,5% do pouco recurso que tinha até agora para políticas de desmatamento. Então, a alta que estamos vendo no campo não pode ser considerada como um incidente. Só poderia dar nisso.”

Vale a leitura do artigo completo para entender o desmonte da política ambiental feito por Ricardo Salles e Jair Bolsonaro.

Na Folha, o ministro Salles afirmou: “Nós falhamos na comunicação. Esse é o ponto mais importante. A comunicação das ações, daquilo que estava sendo feito e tudo mais.”

Posto que o que foi feito variou entre o ‘nada’ e ‘o sentido contrário’, a única comunicação possível é mesmo a feita pelo governo: negar os dados, demitir funcionários e mentir.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar