De Greta Thunberg para o Congresso dos EUA: “Vocês não estão se esforçando o suficiente”

greta NY

Na reunião da força-tarefa do Senado norte-americano para a crise climática desta 3ª feira, os legisladores elogiaram um grupo de jovens ativistas por sua liderança, sua coragem e sua demonstração de sabedoria aparentemente muito além de sua pouca idade.

Os senadores, então, pediram conselhos aos adolescentes sobre como o Congresso poderia combater uma das ameaças mais urgentes e politicamente controversas que os líderes mundiais enfrentam: a mudança climática.

Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos que tem galvanizado os jovens de todo o mundo na luta por mais ação para combater o impacto do aquecimento global, lembrou-lhes educadamente que ela era uma estudante, não uma cientista – ou uma senadora: “Por favor, guardem seus elogios. Não queremos isso”, disse ela. “Não nos convidem aqui apenas para nos dizer o quanto somos inspiradores sem realmente fazer nada a respeito, porque isso não leva a nada (…) Se vocês querem conselhos sobre o que devem fazer, convidem cientistas, peçam a eles sua expertise. Não queremos ser ouvidos. Queremos que a ciência seja ouvida (…) Sei que vocês estão tentando, mas não o suficiente, sorry.”

 

ClimaInfo, 18 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)