A máfia da grilagem

18 de setembro de 2019

Boa parte do desmatamento e das queimadas são motivadas pela grilagem de terras e pela extração ilegal de madeira. A Human Rights Watch (HRW) publicou um relatório esmiuçando os roteiros e colocando preços. Por exemplo, um tronco pode ser vendido por entre R$ 2 mil e R$ 6 mil e as árvores são ‘esquentadas’ em madeireiras legais que superestimam a produção real e geram notas falsas.

O relatório aponta que estão na “folha de pagamento” funcionários do Ibama, inclusive executivos de escritórios locais, e policiais. Depois de tirar toda a madeira de valor, as redes criminosas limpam o restante da área, contratando equipes e equipamentos pesados e colocam gado para valorizar o preço da terra.

A HRW documentou, desde 2015, 28 assassinatos cometidos por estes grupos e 40 ameaças. O relatório se baseou em 170 entrevistas realizadas entre 2017 e 2019, além de dados oficiais e da Pastoral da Terra.

O Relatório pode ser baixado (em inglês) aqui. O release da HRW está aqui. O Globo, a Folha, a BBC e o The Guardian deram destaque para o relatório.

 

ClimaInfo, 18 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar