Os compromissos declarados na Cúpula do Clima

compromissos Cúpula do Clima

Chloé Farand e Natalie Sauer, da Climate Change News, listaram todos os compromissos apresentados pelos chefes de estado na Cúpula do Clima do final de setembro. As autoras prometem “voltar nos próximos meses e perguntar aos (que assumiram compromissos): o que vocês fizeram?”

Lembrando que o maiores emissores do mundo: China, EUA, Índia, Brasil e Japão não se comprometeram com nada. Outro grande país, a Rússia, anunciou que tinha ratificado o Acordo de Paris e só.

65 países prometeram aumentar as ambições de suas metas no ano que vem e 66 países prometeram ser carbono-neutros em 2050.

102 cidades, 10 regiões, 93 corporações e 12 investidores também prometeram ser carbono-neutro até 2050.

2.000 cidades prometeram colocar os riscos climáticos no seu centro de tomada de decisões, planejamentos e investimentos.

Vale ver a lista completa.

Também vale ler um artigo do secretário geral, António Guterres, publicado no The Guardian, com um balanço da Cúpula e destaques para os compromissos assumidos. Guterres diz que “estes passos são importantes – mas não são suficientes.” E continua: “Nosso planeta precisa de ações em escala planetária. Isso não acontecerá de um dia para o outro, e não acontecerá sem o empenho total daqueles que mais contribuem para esta crise. A ciência diz que, na atual trajetória, enfrentaremos um aquecimento global de pelo menos 3oC até ao final do século (…) Eu não estarei presente, mas as minhas netas estarão. Recuso-me a ser cúmplice da destruição da sua única casa.”

 

ClimaInfo, 07 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)