A indústria automobilística age contra o controle do aquecimento global

indústria automobilística

A indústria automobilística mundial fez e faz pressão em escala global para se contrapor e sabotar as iniciativas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Matéria da série The Polluters, do The Guardian, fala de uma pesquisa exaustiva realizada pela InfluenceMap: “As evidências foram recolhidas por meio da avaliação do tamanho de cada empresa e de suas atividades de lobby. Os pesquisadores analisaram dezenas de milhares de declarações, anúncios de políticas e campanhas de lobby feitas pelas 250 maiores corporações industriais e associações comerciais”.

A pesquisa “revelou que, desde 2015, Fiat Chrysler, Ford, Daimler, BMW, Toyota e General Motors estão entre os mais fortes opositores às regulamentações para ajudar os países a cumprir o limite de aquecimento de 1,5°C do Acordo de Paris. Nos quatro anos desde então, o lobby da indústria automobilística nos EUA e na Europa tem tentado bloquear, atrasar e frustrar iniciativas para regular e reduzir as emissões do setor de transportes – que é responsável por 15% das emissões de gases de efeito estufa do mundo – e retardar a mudança para veículos elétricos.”

Julia Poliscanova, da ONG Transport & Environment, disse que “a indústria automobilística sempre procurou maximizar os lucros dos seus modelos e produtos existentes pelo maior tempo possível, ganhando dinheiro e atrasando ou contornando regulamentações. Eles sabem há anos – desde 2013 – quais as normas que serão aplicadas às emissões a partir de 2021. Tiveram anos para se preparar, mas não o fizeram. Em vez disso, alavancaram o mercado de SUVs, maximizaram o alcance de suas vendas para lucrar com estes veículos altamente poluentes, mas de margens elevadas. Agora, estão penando para cumprir (as regulamentações), alegando o quão difícil é para atingir as metas. Mas eles só têm a si próprios para culpar.”

 

ClimaInfo, 11 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)