Vaclav Smil: temos que deixar o crescimento econômico para trás

Vaclav Smil

O cientista checo-canadense, Vaclav Smil, muitas vezes lembrado como a pessoa que mais entende de conversão de energia no mundo, faz em novo livro (“Growth”) sua talvez mais ousada proposição: para “assegurar a habitabilidade da biosfera”, devemos no mínimo nos afastar de priorizar o crescimento e talvez abandoná-lo completamente.

Vaclav disse à New York Magazine: “Falando como um cientista antiquado, eu acho que a mensagem é primitiva e, novamente, antiquada. Este é um planeta finito. Há uma quantidade finita de energia. Há uma eficiência finita de conversão por animais e cultivos. E há certas sensibilidades em termos de ciclos biogeoquímicos, que toleram apenas essa quantidade. Quero dizer, isso deveria ser óbvio para qualquer um que já tenha estudado biologia no jardim de infância.

Infelizmente, esta é uma sociedade onde ninguém está estudando biologia no jardim de infância porque todos estão estudando o que é comunicação, escrevendo em código, economia, administração de empresas, interface com os gabinetes de estado e coisas assim. Esta é a nova civilização que temos. As pessoas estão totalmente desligadas da realidade. Se você se liga, pelo menos um pouco, à realidade, tudo isso faz parte do senso comum”.

O livro, ”Growth”, é um tratado denso de 500 páginas, que cobre de tudo, de microorganismos até megacidades.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.