Ações civis públicas pedem suspensão do licenciamento da Mina Guaíba de carvão no Rio Grande do Sul 

23 de outubro de 2019

Duas Ações Civis Públicas (ACP) pedem a suspensão imediata do processo de licenciamento prévio da Mina Guaíba de carvão junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Arayara, a Associação Indígena Poty Guarani e a Colônia de Pescadores Z5, que movem as ações, o projeto de mineração de carvão mineral não cumpriu as normas legais e excluiu do processo a comunidade indígena no entorno do empreendimento dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e, também, excluiu os pescadores da Z5. As duas ações tratam do descumprimento de um princípio básico: consulta prévia, livre e informada dos povos afetados.

Segundo o Observatório do Carvão, ao ignorar a Aldeia Guajayvi e a Colônia de Pescadores Z5, a Fepam e a Copelmi (empresa empreendedora) infringem não apenas as Leis Federais, como também Tratados Internacionais e Leis Infraconstitucionais.

Os proponentes da ação pedem a anulação de todo o processo de licenciamento e, se for o caso, a realização de um novo processo que obedeça, desde o princípio, todas as exigências legais.

 

ClimaInfo, 23 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar