Câmara fiscalizará ações do Ministério do Meio Ambiente

23 de outubro de 2019

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou ontem (23) uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) das ações do Ministério do Meio Ambiente e de suas autarquias, como o Ibama e o ICMBio. Os deputados devem fiscalizar as ações de monitoramento e fiscalização do desmatamento realizadas em todos os biomas desde o início do ano, assim como a evolução das queimadas.

A motivação da PCF, diz o deputado Nilto Tatto, são os alertas do sistema DETER, do INPE, que apontam para um processo descontrolado de desmatamento: “O objetivo é entender e poder analisar melhor por que houve o aumento das queimadas e do desmatamento. Essa comissão vai ter a tarefa de entender se o plano anterior que o governo tinha de monitoramento e controle foi desmantelado. Para isso, vai avaliar a estrutura do Executivo, analisar como foi a execução do orçamento neste ano e como ele está previsto para o ano que vem”.

Tatto disse à jornalista Giovana Girardi do Estadão que, a depender do resultado, “podemos fazer propostas para melhorar a legislação ou indicar como o Executivo pode melhorar”. No limite, disse Tatto, “se for constatado que houve problemas de responsabilidade no aumento das queimadas e do desmatamento, podemos vir a propor ao Ministério Público uma ação de improbidade administrativa contra os gestores”.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar