“Então eles sabiam”

ExxonMobil

A ExxonMobil tinha perfeita consciência de que estava contribuindo para o aquecimento global e fez o que pode para esconder as evidências, colocando recursos em organizações e discursos negacionistas.

Emily Holden, do The Guardian, conta que uma investigação de quatro anos produziu um grande volume de provas, tanto que a empresa está sendo julgada por um tribunal de Nova York.

Ontem, em uma audiência na Câmara dos Representantes em Washington, Martin Hoffert, um consultor científico da Exxon nos anos 80, disse que seus colegas previram o quanto as concentrações de CO2 aumentariam com a queima de combustíveis fósseis, aquecendo assim o planeta. A precisão da previsão feita então é espantosa: enquanto a concentração de CO2 continua aumentando e está em um patamar acima de 410 ppm, em 1982, os cientistas da Exxon previram que esta estaria em torno de 415 ppm.

A deputada Alexandra Ocasio-Cortez, que estava fazendo perguntas a Hoffert, exclamou: “Então eles sabiam!” O The Guardian publicou um vídeo com a parte mais “emocionante” da audiência.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)