Inconsistências energéticas

31 de outubro de 2019

Acontece esta semana, no Rio, a edição 2019 da OTC – Offshore Technology Conference. Segundo a epbr, na 3ª feira, o presidente da Agência internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, afirmou que o país poderia ter um papel de destaque na transição para energias renováveis por conta do etanol e do biodiesel e as projeções de aumento de sua produção. Isso “garantirá a segunda posição entre os maiores produtores mundiais de biocombustíveis”.  Mas a fala do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, registrada pela epbr, aponta para outra direção: “A produção dos campos que estão sendo vendidos pela Petrobras deve dobrar ou triplicar em pouco tempo”.  O triplo de petróleo não deveria ter lugar na tal “transição para energias renováveis” e muito menos em esforços internacionais para mitigar as emissões e o aquecimento global.

O ministro de minas e energia, almirante Bento Albuquerque, também falou na conferência, desta vez sobre o desastre no litoral do Nordeste: “No final das contas, o que [o desastre] vai mostrar, além das lições aprendidas, é que o governo foi efetivo no combate e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente e atividades econômicas”. A fala também foi publicada pela epbr.

 

ClimaInfo, 31 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar