PRODES 2020 pode trazer desmatamento ainda maior

18 de novembro de 2019

O jornalista Alexandre Mansur lembrou em sua conta no Twitter que os números divulgados ontem vão até o dia 1º de agosto deste ano. De lá para cá, os dados do DETER mostraram desmatamento em forte alta em agosto e setembro. Em outubro, o ritmo diminuiu, mas ainda assim registrou a sétima alta consecutiva. O acumulado do ano (de 1º de janeiro até 31 de outubro) já chegou a 8.409 km² – um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve uma perda de 4.602 km². Ou seja, a tendência é que os números do próximo ano sejam ainda piores, continuada a tendência atual.

Em  sua conta  no Twitter, Gilberto Câmara, pesquisador e ex-diretor do INPE, disse: “Sem ações firmes de controle, o PRODES de 19/20 passará de 12 mil km2. É um desastre já encomendado.”

 

ClimaInfo, 19 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar