Soja sem CAR segue para China e União Europeia

18 de novembro de 2019

Levantamento do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) feito a partir de dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Agrosatélite mostra que, em 2017, não foi possível verificar o cumprimento da lei ambiental em 12% da área plantada com soja em fazendas localizadas no Cerrado e na Amazônia. Motivo: essa parcela, de 2,6 milhões de hectares, inclui propriedades que não haviam feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até aquele ano.

Além de derrubar a crença de que o trabalho de inscrição no CAR já estava concluído, o estudo põe em xeque o argumento de que a produção agropecuária no país já segue a lei ambiental, argumento usado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao criticar a Moratória da Soja na semana passada. O Imaflora identificou que Mato Grosso do Sul era, em 2017, o estado cuja maior parcela da área plantada com soja estava sem CAR (27%), seguido por Tocantins (21%) e Rondônia (19%).  A região do Cerrado do Matopiba ficou em quarto lugar, com 13%.

Dois terços da soja proveniente de áreas sem CAR foi exportada: 40% para a China e 12% para a União Europeia. Após cruzar dados com a plataforma Trase, o instituto identificou que, nos embarques feitos à China de soja de fazendas sem CAR em 2017, a trader com maior participação foi a ADM; para os embarques à Europa, a principal trader foi a Bunge. Infelizmente, a exigência do CAR não faz parte de acordos bilaterais nem setoriais.

A matéria completa do Valor Econômico está neste link.

 

ClimaInfo, 18 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar