O valor ignorado da água para o setor elétrico

1 de dezembro de 2019

As usinas térmicas consomem muita água para funcionar. Hidrelétricas, embora não consumam, precisam de água para funcionar. E, no entanto, pouco se sabe sobre o quanto vale a água para a geração de eletricidade no país.

Na semana passada, o Instituto Escolhas lançou um estudo analisando três casos nos quais a falta de um valor correto para a água trouxe consequências que afetaram a vida e o bolso dos brasileiros.

No Ceará, a seca dos últimos anos fez o governo impor uma taxa emergencial pela água, especialmente para duas termelétricas. Elas entraram com recurso na justiça e ganharam o direito de repassar o adicional para a conta de luz de todos os consumidores. Esta conta passou de R$ 148 milhões entre setembro de 2016, quando a taxa começou a ser cobrada, até agosto deste ano. A taxa continuará a ser cobrada até o governo do Ceará decretar que a seca passou.

A mesma forte seca atingiu a bacia do rio São Francisco e, junto com um aumento vertiginoso de retirada de água para a irrigação nos últimos anos, forçou o Operador Nacional do Sistema a controlar a vazão na principal barragem do rio para garantir o abastecimento humano e evitar que o mar enchesse a foz do rio de água salgada.

O terceiro caso é o da polêmica usina de Belo Monte, onde acontece uma disputa constante entre a manutenção de um fluxo de água suficiente na Volta Grande do Xingu para os Povos Indígenas, os ribeirinhos e o ecossistema, ou desviar mais água para a usina. Se a usina gerar menos do que o projetado, trará uma conta estimada em R$ 2 bilhões que, provavelmente, será rateada entre os consumidores.

O estudo, que traz sugestões de como valorar a água, pode ser baixado do site do Escolhas. Fábio Couto, do MegaWhat, escreveu uma matéria interessante sobre o trabalho. O pessoal do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) comentou o evento de lançamento.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar