A COP25 começa com discursos fortes

3 de dezembro de 2019

Na abertura da Conferência do Clima, o secretário geral da ONU, António Guterres, trovejou: “Todos os maiores emissores precisam fazer mais. Sem o engajamento dos países que mais emitem, todos nossos esforços serão em vão”. E continuou: “Se não mudarmos urgentemente nosso modo de vida, colocamos a própria vida em risco”.

Hoesung Lee, presidente do IPCC, ressaltou o desafio climático: “Nossas avaliações no IPCC mostram que, para estabilizar a mudança do clima, é preciso que as emissões de gases de efeito estufa comecem a atingir seu pico a partir do ano que vem. Só que as emissões continuam aumentando, sem dar o menor sinal de que começarão a cair. Estamos claramente em uma crise.”

As falas saíram na edição europeia do Politico.

O South China Morning Post trouxe outra frase de Guterres: “Contenha a mudança do clima ou desista. Será que realmente queremos ser lembrados como a geração que enfiou a cabeça na areia, que brincou enquanto o planeta queimava?”

O Financial Times também falou da abertura da Conferência, quando China e Japão, que deveriam estar fazendo muito, foram apontados como retardatários climáticos. Sem falar nos EUA que Trump prometeu retirar do Acordo. O Inside Climate News replicou a matéria.

Vale ler as matérias que saíram no Al Jazeera, The Guardian e na edição brasileira do El País.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar