Emissões continuam aumentando e colocam meta climática em risco

emissões

Mais uma luz vermelha se acendeu para os negociadores na COP25: soube-se ontem que as emissões de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis devem aumentar 0,6% neste ano. Apesar da projeção ser menor que o aumento de 2,1% registrado em 2018, o fato é que o crescimento persiste e coloca as metas do Acordo de Paris em risco.

A informação é do segundo relatório do Global Carbon Project (GCP), cujo material de divulgação traduzido para o português está no site do ClimaInfo.

As emissões caíram nos EUA e na Europa, mas subiram na China e na Índia. O uso de carvão respondeu por 42% das emissões globais provenientes da queima de combustíveis fósseis, mas a importância deste combustível sujo na geração global de energia está diminuindo. O aumento do uso de gás natural é o fator de maior peso para o crescimento das emissões em 2019, levantando questionamentos sobre o marketing do setor, segundo o qual o combustível seria uma ponte entre o poluente carvão e as limpas energias renováveis.

O crescimento estimado das emissões da China é de 2,6% neste ano, semelhante ao ritmo de crescimento de 2017 e 2018. O país se aproxima das emissões europeias, da ordem de 6,7 toneladas por pessoa por ano.

A notícia saiu no UOL, na agência EFE e no SwissInfo. O relatório, em inglês, pode ser baixado aqui.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)