Emissões continuam aumentando e colocam meta climática em risco

4 de dezembro de 2019

Mais uma luz vermelha se acendeu para os negociadores na COP25: soube-se ontem que as emissões de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis devem aumentar 0,6% neste ano. Apesar da projeção ser menor que o aumento de 2,1% registrado em 2018, o fato é que o crescimento persiste e coloca as metas do Acordo de Paris em risco.

A informação é do segundo relatório do Global Carbon Project (GCP), cujo material de divulgação traduzido para o português está no site do ClimaInfo.

As emissões caíram nos EUA e na Europa, mas subiram na China e na Índia. O uso de carvão respondeu por 42% das emissões globais provenientes da queima de combustíveis fósseis, mas a importância deste combustível sujo na geração global de energia está diminuindo. O aumento do uso de gás natural é o fator de maior peso para o crescimento das emissões em 2019, levantando questionamentos sobre o marketing do setor, segundo o qual o combustível seria uma ponte entre o poluente carvão e as limpas energias renováveis.

O crescimento estimado das emissões da China é de 2,6% neste ano, semelhante ao ritmo de crescimento de 2017 e 2018. O país se aproxima das emissões europeias, da ordem de 6,7 toneladas por pessoa por ano.

A notícia saiu no UOL, na agência EFE e no SwissInfo. O relatório, em inglês, pode ser baixado aqui.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar