A polêmica sobre a soja e o desmatamento no Cerrado

Moratória da Soja na Amazônia Cerrado

A Moratória da Soja na Amazônia ajudou a empurrar a expansão das lavouras em direção ao Cerrado, principalmente para a região do Matopiba. Lá, parte importante das terras incorporadas pela soja eram cobertas pela vegetação nativa da região. O desmatamento, legal e ilegal está concentrado, hoje, em 25 municípios, segundo uma matéria do Greenpeace.

As megatraders Bunge e Cargill compram muita soja do Matopiba, apesar das promessas de buscar uma cadeia de suprimentos “livre de desmatamento”. A Cargill acrescentou que não apoia uma nova Moratória da Soja para o Cerrado. A matéria também diz que os conflitos de terra, entre latifundiários e os “geraizeiros” têm aumentado expressivamente.

Na semana passada, a Tesco, cadeia britânica de supermercados, e as empresas do setor de pesca Nutresco e Grieg, foram as primeiras a anunciar seu apoio a uma iniciativa para promover a soja livre de desmatamento no Cerrado. A iniciativa “Financiamento para Produtores de Soja no Cerrado” apoiará produtores que preservarem a vegetação nativa para além do que determina o Código Florestal. A notícia saiu no Feed Navigator.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)