O Cerrado perdeu quase 6,5 mil km2 em um ano

16 de dezembro de 2019

O INPE divulgou os números do sistema DETER para o Cerrado. Em comparação com o ano passado, a área desmatada cresceu um pouco menos: o Cerrado perdeu 6.483 km2 entre agosto de 2018 e julho de 2019. No período anterior, houve desmatamento em 6.657km2.

O destaque negativo deste ano foi a destruição ocorrida nas Unidades de Conservação, onde foi registrado um aumento de 15%.

desmatamento mata nativa

Metade do bioma já deixou de ter vegetação nativa e virou pasto, lavoura e cidade. Para Edegar de Oliveira, do WWF-Brasil, o Cerrado é responsável pela produção de 40% da água no Brasil: “Ele é importante para o Pantanal, para hidrelétricas e para o abastecimento urbano”. O desmatamento do Cerrado, segundo Oliveira, está associado à produção de carne e soja e envolve as grandes empresas do setor. “Continuarmos devastando esse bioma não faz nenhum sentido, tanto do ponto de vista ambiental quanto para a produção agrícola, que sofrerá conforme a mudança climática regional afetar o ciclo das safras”, diz.

Phillippe Watanabe, da Folha, deu a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar