O pico global de emissões está mais próximo do que você pensa

pico de emissões

Michael Liebreich, da BNEF, prevê que o mundo atingirá seu pico de emissões de gases de efeito estufa relacionados à energia na próxima década: “Para ser claro, não veremos o declínio exigido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática – um corte de 20% até 2030 para manter os aumento da temperatura em 2°C, ou um corte de 45% para ficarmos abaixo de 1,5°C – mas prevejo uma queda da ordem de 5%”.

Em seu artigo, Liebreich considera tendências como a do aumento das energias renováveis e da eletrificação para apoiar seu argumento. Embora observe que isso não será suficiente “para nos colocar totalmente no caminho certo para evitar os terríveis impactos da mudança climática”, Liebreich diz que isto será uma verdadeira “mudança no jogo” que demonstrará “até mesmo ao mais pessimista que podemos dobrar o arco”.

Em um artigo correlato, Liebreich analisa o resultado da COP25 e, mais uma vez, apresenta uma visão otimista dos próximos anos para a diplomacia climática: “Em 2030, acredito que começaremos a ter um vislumbre de esperança no final do túnel da mudança climática. Até lá teremos afunilado os cenários futuros, evitado o pior e observado o fim do pico de emissões”.

 

ClimaInfo, 19 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)