Cacique kayapó Raoni Metuktire: “Não nos reunimos para planejar uma guerra, mas para defender nossos Povos, nossas Terras”

cacique kayapó Raoni Metuktire

O cacique kayapó Raoni Metuktire abriu com esta fala o Encontro dos Povos Mebengokrê que aconteceu na semana passada na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (MT). Lucilene Tremembé, uma das 450 lideranças indígenas, homens e mulheres, que estiveram na reunião disse que “houve um tempo em que foi necessário nos calar para sobreviver; agora precisamos falar para resistir”. Segundo a Fundação Raoni, organizadora do evento, “nos últimos 12 meses, o mundo vem acompanhando a crescente onda de ameaça aos Povos Tradicionais Brasileiros. Indígenas de diferentes gerações pretendem elaborar um plano de ação em conjunto para enfrentar o problema.”

Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, esteve no encontro e, junto com Raoni, lançou uma aliança para se resistir às políticas ambientais e indígenas do governo Jair Bolsonaro.

As notícias do encontro são de Juliana Arini, do Amazônia Real, e de Monica Nunes, do Conexão Planeta. A DW também escreveu sobre o encontro.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)