Cacique kayapó Raoni Metuktire: “Não nos reunimos para planejar uma guerra, mas para defender nossos Povos, nossas Terras”

24 de janeiro de 2020

O cacique kayapó Raoni Metuktire abriu com esta fala o Encontro dos Povos Mebengokrê que aconteceu na semana passada na Terra Indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (MT). Lucilene Tremembé, uma das 450 lideranças indígenas, homens e mulheres, que estiveram na reunião disse que “houve um tempo em que foi necessário nos calar para sobreviver; agora precisamos falar para resistir”. Segundo a Fundação Raoni, organizadora do evento, “nos últimos 12 meses, o mundo vem acompanhando a crescente onda de ameaça aos Povos Tradicionais Brasileiros. Indígenas de diferentes gerações pretendem elaborar um plano de ação em conjunto para enfrentar o problema.”

Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, esteve no encontro e, junto com Raoni, lançou uma aliança para se resistir às políticas ambientais e indígenas do governo Jair Bolsonaro.

As notícias do encontro são de Juliana Arini, do Amazônia Real, e de Monica Nunes, do Conexão Planeta. A DW também escreveu sobre o encontro.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar