Os riscos da nova exploração de carvão no Rio Grande do Sul

26 de janeiro de 2020

O geólogo Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da UFRGS, explicou para o Observatório do Carvão por que a Mina Guaíba não pode sair do papel. A mina está localizada bem próxima a Porto Alegre e mais perto ainda das águas que abastecem a cidade. “O projeto pretende instalar uma Mina e lançar efluentes contaminados na água que abastece Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas. O lançamento de efluentes acontecerá a tão somente 20 km dos pontos de captação de água. É lógico que haverá contaminação dessa água, ainda mais quando consideramos que o tempo de funcionamento dessa Mina é de pelo menos 23 anos.”

Rualdo critica o EIA-RIMA da mina por não ter incluído a região metropolitana de Porto Alegre em seu escopo: “Vejam o que propôs o EIA-RIMA: incluiu como área de influência indireta a região que se situa a 50 km a sul do local onde pretendem instalar a mina. (…) Então como justificar tecnicamente que uma região distante 50 km da área da pretensa mina e situada a montante do escoamento da água seja considerada área de influência indireta (e de fato é), e a região de Porto Alegre situada a apenas 16 km a jusante do lançamento de efluentes não seja área de influência indireta?”

O professor fala ainda da poluição do ar e lembra que o carvão é o combustível fóssil que mais emite gases de efeito estufa por unidade de energia gerada.

Rualdo ressalta que “a exploração de carvão nunca trouxe riqueza para as regiões onde ela é realizada. Em qualquer lugar do mundo, essas minas trazem severos danos ambientais e empobrecem os habitantes locais. Quem quer visitar um lugar degradado pela mineração de carvão? Ninguém. Então, as minas de carvão afugentam as pessoas.”

Em tempo: o argumento oficial de que a população de Porto Alegre se beneficiará da energia gerada não se sustenta porque a cidade é alimentada pelo Sistema Interligado Nacional, ou seja, de usinas de todo o Brasil e não de uma em particular.

 

ClimaInfo, 22 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar