Sociedade civil entra na PGR com pedido de ação contra Salles

26 de janeiro de 2020

Grupo da sociedade civil composto de acadêmicos, políticos e organizações da sociedade civil, como Greenpeace, MST e MTST, entrou com representação na Procuradoria Geral da República contra o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o presidente do Instituto Chico Mendes, Homero Cerqueira, por favorecimento de políticos e ruralistas do Acre.

Cerca de um mês depois de se reunir com cinco infratores ambientais em Brasília, Salles suspendeu a fiscalização dentro da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, naquele estado. Para se ter ideia da composição da reunião, dela participou o autor de uma ameaça de morte contra um servidor do ICMBio, um ex-procurador-geral do Acre acusado de abrir uma estrada ilegal dentro da RESEX Chico Mendes, um condenado por desmatamento e uma fazendeira que instalou um haras em uma Unidade de Conservação criada para atender a seringueiros.

Apenas em 2019, a RESEX Chico Mendes perdeu 74,5 km2 de floresta, segundo dados do sistema PRODES, do INPE, a maior perda da série histórica iniciada em 2008, e que representa um aumento de 203% em relação ao ano anterior.

A Folha de S. Paulo e a Revista Fórum comentam a representação.

 

ClimaInfo, 23 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar