Brasil queima dinheiro subsidiando combustíveis fósseis

28 de janeiro de 2020

Um relatório do banco francês BNP Paribas revela que o Brasil está, literalmente, queimando dinheiro para manter os combustíveis fósseis artificialmente baratos: “Os subsídios do Brasil a combustíveis fósseis (particularmente, por meio de políticas regionais) exercem um impacto maior no orçamento nacional que os gastos do governo com a infraestrutura pública”, afirmam os analistas Luiz Eduardo Peixoto, Trevor Allen e Marcelo Carvalho, que assinam o relatório. E isto a despeito da principal meta do ministro da economia tem ser o equilíbrio fiscal.

O banco avaliou os gastos de 43 países emergentes com subsídios a combustíveis fósseis. O Brasil integra o pelotão do meio, cujos subsídios giram ao redor de 2% do PIB – a média das nações analisadas. Disparado na dianteira, está o Egito, com 10%, seguido pela Venezuela e Arábia Saudita, com taxas superiores a 8%.

O BNP Paribas comenta duas consequências desta prática. A primeira é o impacto sobre as finanças públicas. O banco estima que os subsídios representem 1,3% do déficit primário dos países emergentes, considerando-se a mediana da amostra (o valor que divide o grupo ao meio). A segunda: os problemas decorrentes da poluição causada por combustíveis fósseis geram “custos insidiosos” que equivalem a 9% do PIB nos países emergentes.

Contra o argumento segundo o qual a retirada dos subsídios prejudicaria os países emergentes, já que os combustíveis ficariam mais caros, o BNP Paribas defende maiores investimentos em energias renováveis. O banco acrescenta que os custos de geração de energia eólica e solar, por exemplo, caíram bastante nos últimos anos, devido à expansão do mercado.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar