Prejuízo da estiagem severa no Rio Grande do Sul pode chegar a R$ 7,5 bilhões

28 de janeiro de 2020

Reportagem do Valor Econômico de ontem informa que as perdas com a estiagem no Rio Grande do Sul podem chegar a 7,5 bilhões de reais. As maiores perdas estão nas culturas de soja e milho. Não choveu e fez muito calor durante dezembro e boa parte de janeiro. Assim, as previsões são de quebras entre 10% e 40% para as safras de soja, milho, fumo, uva e para a produção de leite.

Entre agosto e outubro, choveu bem mais do que o esperado, o que chegou a afetar os plantios. No final de outubro, as previsões da IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz) para dezembro e janeiro eram de um período normal com quantidades normais de chuva. No final de dezembro, segundo O Globo, a Somar Meteorologia explicava que, na ausência de El Niños ou Niñas haverá uma “neutralidade no Pacífico Leste e um corredor de umidade deverá se formar entre o Norte e o Sudeste, diminuindo a chuva na Região Sul do país, principalmente no estado gaúcho.”

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar