Chuvas no Sudeste: aquecimento global leva a clima de extremos

29 de janeiro de 2020

O aquecimento global está fazendo com que fenômenos raros se tornem cada vez mais frequentes, e os governos não estão se preparando para a nova realidade, a despeito dos alertas dos cientistas. A avaliação, feita para o Estadão, é do climatologista José Marengo, do Cemaden: “Os extremos de chuva estão aumentando e essa é uma tendência também para o futuro; a chuva que era para cair em um mês, está caindo em um ou dois dias.”

De acordo com Marengo, a causa direta das chuvas dos últimos dias é a zona de convergência do Atlântico Sul, a grande faixa de nuvens que se estende da Floresta amazônica até o oceano e é responsável pelas chuvas na região central do País e no Sudeste. Mas a elevação das temperaturas do planeta faz com que fenômenos extremos como as últimas chuvas em Minas – as mais intensas dos últimos 100 anos – se tornem cada vez mais frequentes.

 

ClimaInfo, 29 de janeiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar