É preciso acelerar a transição energética, diz Sirkis

transição energética alfredo sirkis

O ex-coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Alfredo Sirkis, deu uma entrevista à jornalista Marjorie Cessac, do Le Monde. “A prioridade seria acabar com o carvão, mesmo que isso signifique pagar uma aposentadoria dourada a todos os funcionários do setor e investir pesado para acelerar a transição energética. Devemos parar drasticamente o desmatamento no Brasil, na Indonésia e na África – entre 2004 e 2012, o Brasil conseguiu reduzir seu desmatamento em 80%, isso mostra que é possível – e, então, reflorestar uma grande área como os Estados Unidos, conforme recomendado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Finalmente, é necessário reduzir drasticamente a demanda de petróleo: dentro de vinte a vinte e cinco anos, a maior parte do transporte será elétrico, à hidrogênio (célula de energia) ou biocombustíveis; desenvolver planejamento urbano; e compensar mais radicalmente as emissões da aviação comercial”.

Sirkis estima o preço desta transição entre US$ 3 a 5 trilhões por ano.

Falando da importância de instrumentos de precificação das emissões, Sirkis sugere que “no futuro, talvez hackers, pop stars, magnatas ‘verdes’ ou jovens inventem uma criptomoeda com base nesse padrão ‘menos carbono’, provavelmente será bem mais útil que o bitcoin que consome muita energia. Porque, para evitar a catástrofe ecológica, precisamos de uma revolução cultural e financeira.”

Alfredo Sirkis, incluído pela rádio francesa France Culture na lista “Eco-intelectuais: 100 pensadores para entender a ecologia”, publicou uma tradução da matéria na sua página do Facebook.

 

ClimaInfo, 03 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)