Incertezas na demanda e na reforma do setor elétrico criam inseguranças nos leilões de eletricidade de 2020

4 de fevereiro de 2020

Depois de cinco anos em baixa, o setor elétrico atravessará mares turbulentos neste ano. Rodrigo Polito, do Valor, afirma que contratos no valor de 3 GW de termelétricas a óleo combustível se encerram até 2023. Com a economia ainda soluçando, a demanda das distribuidoras ainda é incerta e, portanto, o quanto de energia elas terão que contratar também. Se este cenário, por si só, preocupa, a reforma do setor elétrico, que caminha em um projeto de lei no Senado e outro distinto na Câmara, ambos mexendo com tarifas, subsídios e a ampliação do mercado livre, agrava as incertezas.

Polito conversou com Luiz Augusto Barroso, ex-presidente da EPE, e relata que “o total de contratação de energia dependerá da declaração de necessidade das distribuidoras, cujo mercado é ameaçado pelo processo de abertura do mercado livre e do movimento migratório de consumidores, além do crescimento da instalação de sistemas de geração distribuída a energia solar fotovoltaica.”

Em tempo: o artigo de Polito traz o quadro atual dos leilões previstos para este ano, incluindo os dois dedicados a térmicas a carvão e gás natural. Serão pelo menos 7 térmicas a carvão e mais de 70 projetos a gás ofertando mais de 50 GW. Também haverá um dedicado a hidrelétricas e fontes renováveis.

 

ClimaInfo, 04 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar