Belo Monte, o elefante branco, pode ficar inviável

7 de fevereiro de 2020

Os R$ 40 bilhões gastos na construção da Usina de Belo Monte podem não retornar para seus investidores. Isso porque alguns estudos climáticos preveem que a bacia do Xingu sofrerá uma redução de 20% a 30% no volume de suas águas; outros calculam que a redução será ainda maior, chegando a 40% na água da bacia em 50 anos.

O projeto era polêmico antes mesmo de o governo Lula priorizar sua construção. Para não inundar uma área imensa e causar danos socioambientais muito sérios, abriu-se mão do reservatório de regulação. Sem o reservatório, a usina opera, basicamente, 6 meses por ano. Mas o projeto que foi implantado, com 18 turbinas capazes de gerar 11 GW, se apoia em uma quantidade anual de água que está se mostrando completamente ilusória. Com isso, gera-se ainda menos do que o projetado e a Norte Energia, dona da usina, terá muita dificuldade em entregar a energia que consta em contratos.

Se a usina não gerar o suficiente, a Norte terá que comprar energia no mercado spot para cumprir os contratos e bancar um prejuízo que só crescerá. Além dos bilhões gastos na usina, outros bilhões foram investidos nas linhas de transmissão que, elas também, não transmitirão a energia contratada, gerando prejuízos para a chinesa State Grid que a construiu e opera.

Estas e outras informações igualmente relevantes fazem parte da matéria que Tiffany Higgin escreveu para o Mongabay.

Para completar, vale dar uma busca nas matérias de Eliane Brum no El País para entender os impactos sociais e ambientais que a construção da usina causou.

 

ClimaInfo, 07 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar