União Europeia não deve cumprir meta de renováveis

11 de fevereiro de 2020

As fontes primárias de emissões de gases de efeito estufa na Europa são eletricidade e calor (31%), agricultura (11%), transportes (15%), floresta (6%) e manufatura (12%). Ou seja, a produção de energia de todos os tipos representa 72% de todas as emissões. Por isso, migrar para novas fontes de energia é tão importante para o velho continente.

Apesar disso, a meta que o bloco estabeleceu para 2020, de 20% de participação de renováveis (hidrelétrica, solar, eólica, etc) na matriz elétrica, e de 10% em transportes, dificilmente será cumprida.

Segundo o Valor, dados divulgados pelo Eurostat, a agência de estatística da UE, mostram que a participação de renováveis no consumo total de energia teria atingido 18% em 2018 e, no caso dos transportes, 8%. Ou seja, o cumprimento da meta demandaria um crescimento de 1 ponto percentual ao ano entre 2018-20, bem acima da média de expansão anual de 0,7%. Alguns países, como a Alemanha, a maior potência do bloco, tampouco conseguirão cumprir suas metas nacionais.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar