União Europeia não deve cumprir meta de renováveis

fontes renováveis UE

As fontes primárias de emissões de gases de efeito estufa na Europa são eletricidade e calor (31%), agricultura (11%), transportes (15%), floresta (6%) e manufatura (12%). Ou seja, a produção de energia de todos os tipos representa 72% de todas as emissões. Por isso, migrar para novas fontes de energia é tão importante para o velho continente.

Apesar disso, a meta que o bloco estabeleceu para 2020, de 20% de participação de renováveis (hidrelétrica, solar, eólica, etc) na matriz elétrica, e de 10% em transportes, dificilmente será cumprida.

Segundo o Valor, dados divulgados pelo Eurostat, a agência de estatística da UE, mostram que a participação de renováveis no consumo total de energia teria atingido 18% em 2018 e, no caso dos transportes, 8%. Ou seja, o cumprimento da meta demandaria um crescimento de 1 ponto percentual ao ano entre 2018-20, bem acima da média de expansão anual de 0,7%. Alguns países, como a Alemanha, a maior potência do bloco, tampouco conseguirão cumprir suas metas nacionais.

 

ClimaInfo, 12 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)