Brasil bate recorde de importação de agrotóxicos perigosos em 2019

agrotóxicos

O Brasil importou mais de 330 mil toneladas de inseticidas, herbicidas e fungicidas no ano passado, 16% à mais do que em 2018 e um recorde desde 1997, segundo artigo da Folha.

Os dados de consumo mais recentes ainda são de 2018, quando foi comercializada mais de meio milhão de toneladas, principalmente para lavouras de soja, milho, cana de açúcar e algodão, cujas lavouras ocupam cada mais mais áreas.

Outra matéria no Unearthed informa que o país compra 20% dos HPPs (sigla em inglês para os pesticidas altamente perigosos) comercializados mundialmente e que só as lavouras de soja respondem por ⅔ da demanda nacional.

Sobre estes números, o ex-ministro do meio ambiente José Carlos Carvalho disse em sua página no Facebook: o “Brasil importa até agrotóxicos proibidos nos seus países de origem. O uso de agrotóxicos na agricultura tropical deve ser considerado, mas essa farra e o uso abusivo de veneno, além de prejudicar o meio ambiente, eleva o risco à saúde da população. Esse ‘liberou geral’ não interessa ao próprio setor agropecuário, na medida em que pode gerar restrições às exportações dos nossos produtos agrícolas.”

 

ClimaInfo, 2 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)