Bilionário ameaça processar bancos financiando carvão

3 de março de 2020

Chris Hohn, bilionário do mundo dos hegde funds (fundos de investimento especulativos), avisou aos grandes bancos Barclays, HSBC e Standard Chartered que os processaria se não parassem de financiar empresas de carvão. Ao mesmo tempo, ele lançou uma campanha para convencer os bancos centrais a tirar todo e qualquer apoio às centenas de novos projetos de térmicas a carvão ao redor do mundo.

Hohn enviou uma carta aos bancos – privados e centrais – dizendo que “o carvão é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa em nível mundial e os riscos da sua utilização contínua no setor energético não estão sendo tratados adequadamente pelos reguladores e pelo sistema financeiro”. Sua proposta é aplicar regras regulatórias que encareçam significativamente o custo de capital das térmicas a carvão e, também, obrigar bancos e fundos a serem bem mais transparentes quanto a seu envolvimento e quanto aos riscos que correm em operações carvoeiras.

A notícia saiu no Financial Times, na Reuters e na Bloomberg.

Em tempo: Outra matéria da Reuters informa que o Ministro da Energia da Coreia do Sul anunciou que serão fechadas 28 térmicas a carvão para conter a poluição do ar e o aquecimento global. Ele também anunciou um teto de 80% na eletricidade gerada pelas outras 32 térmicas. O carvão responde por 40% da geração do país.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar