Bilionário ameaça processar bancos financiando carvão

carvão

Chris Hohn, bilionário do mundo dos hegde funds (fundos de investimento especulativos), avisou aos grandes bancos Barclays, HSBC e Standard Chartered que os processaria se não parassem de financiar empresas de carvão. Ao mesmo tempo, ele lançou uma campanha para convencer os bancos centrais a tirar todo e qualquer apoio às centenas de novos projetos de térmicas a carvão ao redor do mundo.

Hohn enviou uma carta aos bancos – privados e centrais – dizendo que “o carvão é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa em nível mundial e os riscos da sua utilização contínua no setor energético não estão sendo tratados adequadamente pelos reguladores e pelo sistema financeiro”. Sua proposta é aplicar regras regulatórias que encareçam significativamente o custo de capital das térmicas a carvão e, também, obrigar bancos e fundos a serem bem mais transparentes quanto a seu envolvimento e quanto aos riscos que correm em operações carvoeiras.

A notícia saiu no Financial Times, na Reuters e na Bloomberg.

Em tempo: Outra matéria da Reuters informa que o Ministro da Energia da Coreia do Sul anunciou que serão fechadas 28 térmicas a carvão para conter a poluição do ar e o aquecimento global. Ele também anunciou um teto de 80% na eletricidade gerada pelas outras 32 térmicas. O carvão responde por 40% da geração do país.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)