Ativos fósseis encalhados ameaçam a estabilidade do mundo financeiro

3 de março de 2020

Se o mundo conseguir conter o aquecimento em 2oC, estima-se que as petroleiras e irmãs fósseis tenham que deixar enterrados ativos no valor de quase US$ 1 trilhão. Como um bom vírus, o prejuízo rapidamente se estenderia para os bancos e fundos de investimento que emprestaram ou apostaram nos, então, stranded assets, os “ativos encalhados” ou irrecuperáveis. Só no único ano de 2018, o mundo financeiro aplicou mais de US$ 650 bilhões na indústria fóssil global.

Um artigo no Financial Times descreve este cenário de apreensão e as possíveis direções nas regulações que buscam reduzir a exposição às finanças fósseis. Mas alerta que só a regulação não basta. Reduzir a participação de grandes bancos e fundos abriria espaço para atores menores, dispostos a correr riscos maiores em troca de retornos igualmente maiores.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar