A nova lei climática da Comissão Europeia é rejeitada por jovens

comissão européia

Hoje a Comissão Europeia apresenta seu projeto de lei climática para votação no Parlamento. A meta do projeto é zerar as emissões líquidas do bloco até 2050, começando em 2030.

Um grupo de 34 jovens, incluindo Greta Thunberg, enviou uma carta potente à Comissão: “Emissões líquidas zero até 2050 para a UE é o mesmo que entregar os pontos. Significa desistir. Não precisamos só de metas para 2030 ou 2050. Nós precisamos, acima de tudo, delas para 2020 e para todos os meses e anos seguintes.”

A carta dedica muita da sua força ao orçamento de carbono, o quanto a humanidade ainda pode emitir antes da temperatura passar do limite de 1,5°C. Ao final, os jovens escrevem: ”Este orçamento nunca foi levado em conta pela política atual. Nunca foi comunicado na grande mídia. E, no entanto, lá vêm vocês tentando criar mais leis e políticas, mais uma vez ignorando-o completamente. Fingindo que seu plano ou política – ignorando a ciência – dará um jeito para resolver a maior crise que a humanidade já enfrentou (…) Fingindo que deixar de fora o aspecto global da igualdade e da justiça climática não coloca em risco todo o Acordo de Paris. Fingindo que palavras vazias farão desaparecer a emergência. Esta arrogância tem de acabar.”

O Carbon Brief publicou a carta na íntegra. A edição europeia do Politico comentou. O Financial Times, dentre outros, comentou a proposta da Comissão.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)