A nova lei climática da Comissão Europeia é rejeitada por jovens

4 de março de 2020

Hoje a Comissão Europeia apresenta seu projeto de lei climática para votação no Parlamento. A meta do projeto é zerar as emissões líquidas do bloco até 2050, começando em 2030.

Um grupo de 34 jovens, incluindo Greta Thunberg, enviou uma carta potente à Comissão: “Emissões líquidas zero até 2050 para a UE é o mesmo que entregar os pontos. Significa desistir. Não precisamos só de metas para 2030 ou 2050. Nós precisamos, acima de tudo, delas para 2020 e para todos os meses e anos seguintes.”

A carta dedica muita da sua força ao orçamento de carbono, o quanto a humanidade ainda pode emitir antes da temperatura passar do limite de 1,5°C. Ao final, os jovens escrevem: ”Este orçamento nunca foi levado em conta pela política atual. Nunca foi comunicado na grande mídia. E, no entanto, lá vêm vocês tentando criar mais leis e políticas, mais uma vez ignorando-o completamente. Fingindo que seu plano ou política – ignorando a ciência – dará um jeito para resolver a maior crise que a humanidade já enfrentou (…) Fingindo que deixar de fora o aspecto global da igualdade e da justiça climática não coloca em risco todo o Acordo de Paris. Fingindo que palavras vazias farão desaparecer a emergência. Esta arrogância tem de acabar.”

O Carbon Brief publicou a carta na íntegra. A edição europeia do Politico comentou. O Financial Times, dentre outros, comentou a proposta da Comissão.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar