Presidente e superintendente do Ibama autorizam  a exportação de madeira ilegal

4 de março de 2020

Em novembro passado, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, assinou um “despacho interpretativo” suspendendo a instrução normativa que regulamentava a exportação de madeira, exigindo a comprovação da legalidade da extração da carga. Agora, só é preciso o documento de transporte, um dos mais comumente falsificáveis. Não surpreendentemente, o Centro das Indústrias do Pará (CIP) enviou ontem uma carta agradecendo a Bim pela legalização da extração ilegal de madeira.

No final de fevereiro, o superintendente do Ibama no Pará também passou por cima das normas do órgão e liberou cinco cargas de madeira exportadas irregularmente. O PM aposentado, Walter Mendes Magalhães Junior, foi um dos nomeados pelo ministro Salles para chefiar escritórios do Ibama sem ter a menor experiência no ramo. A inovação ilegal de Magalhães foi emitir licenças de exportação retroativamente, quase um mês depois que as cargas já tinham saído do país.

O “despacho interpretativo” havia sido noticiado pelo O Globo, a carta da CIP saiu no Estadão e a licença retroativa saiu no The Intercept.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar