Presidente e superintendente do Ibama autorizam  a exportação de madeira ilegal

madeira ilegal

Em novembro passado, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, assinou um “despacho interpretativo” suspendendo a instrução normativa que regulamentava a exportação de madeira, exigindo a comprovação da legalidade da extração da carga. Agora, só é preciso o documento de transporte, um dos mais comumente falsificáveis. Não surpreendentemente, o Centro das Indústrias do Pará (CIP) enviou ontem uma carta agradecendo a Bim pela legalização da extração ilegal de madeira.

No final de fevereiro, o superintendente do Ibama no Pará também passou por cima das normas do órgão e liberou cinco cargas de madeira exportadas irregularmente. O PM aposentado, Walter Mendes Magalhães Junior, foi um dos nomeados pelo ministro Salles para chefiar escritórios do Ibama sem ter a menor experiência no ramo. A inovação ilegal de Magalhães foi emitir licenças de exportação retroativamente, quase um mês depois que as cargas já tinham saído do país.

O “despacho interpretativo” havia sido noticiado pelo O Globo, a carta da CIP saiu no Estadão e a licença retroativa saiu no The Intercept.

 

ClimaInfo, 4 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)