Dois infográficos sobre a morte próxima do carvão

9 de março de 2020

O pessoal do Poder 360 aproveitou uma matéria feita no ano passado por Julia Fonteles para cravar, em dois infográficos, a queda das térmicas a carvão no mundo. O primeiro gráfico se foca no consumo do fóssil na China e compara o efeito do coronavírus neste começo de ano com a média dos cinco anos anteriores. Não só o consumo caiu pela metade, como ainda não voltou a aumentar, mesmo passado um mês do pico da epidemia por lá, que coincidiu com o Ano Novo chinês.

O segundo gráfico mostra o desaparecimento dos empregos no setor carvoeiro. Partindo do pico em 1985, quando o setor empregou 178 mil pessoas, o gráfico vem caindo até chegar aos atuais pouco mais de 50 mil empregos; uma queda de 70% nesses 40 anos.

A matéria ainda diz que a participação do carvão na matriz elétrica caiu de 48% em 2007 para 27% no ano passado, e conclui: “O carvão não consegue mais competir com o baixo preço do gás natural e das renováveis e nem mesmo Trump pode interferir na mão invisível do mercado”.

 

ClimaInfo, 9 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar