“Delenda Amazônia”

15 de março de 2020

A Floresta Nacional de Altamira, no Pará, está sendo desmatada pela mineração praticada por garimpos ilegais. A perda de cobertura florestal do ano passado foi maior do que a soma deste perda nos últimos 18 anos.

Lúcio Flávio Pinto, no Amazônia Real, conversou com Thaise Rodrigues, da Rede Xingu+, quem contou sobre “um vasto desmatamento na fronteira oeste do território, onde uma pista de pouso e decolagem clandestina foi construída entre maio e junho de 2019, para dar apoio à atividade de extração”. Thaise informa que “a maioria dos garimpeiros que invade a Flona de Altamira está atrás da cassiterita, principal minério de estanho. Garimpeiros em busca de ouro, agropecuaristas e madeireiros à procura de variedades valiosas de árvores também estão presentes na região. Além disso, alguns dos invasores têm aberto estradas clandestinas para transportar minerais e madeira para fora da floresta”.

 

ClimaInfo, 16 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar