Estresse térmico pode afetar 1,2 bilhão de pessoas

1,2 bilhão de pessoas

A combinação letal de calor e umidade poderá atingir mais de 1,2 bilhão de pessoas até o final do século se o clima continuar mudando no ritmo atual, dizem pesquisadores da universidade Rutgers dos EUA. Isso é 4 vezes mais do que os que sofrem com a combinação hoje e 12 vezes mais do que seriam afetados se não fosse pelo aquecimento global.

Os cenários rodados supunham que haveria pelo menos um dia por ano em que a temperatura de bulbo úmido passa dos 33°C, valor de referência segura do padrão ISO 7243. Nestas condições, o aquecimento global aumentaria de 97 milhões para 275 milhões o número de pessoas morando em áreas críticas.

Se o aquecimento for contido em 1,5°C, o número de pessoas ameaçadas passa a ser mais de 500 milhões. Se ele for contido em 2°C, serão quase 800 milhões. E, se pífios esforços limitarem o aquecimento em 3°C até o final do século, 1,22 bilhão de pessoas serão ameaçadas pelo calor.

Em tempo: a temperatura de bulbo úmido combina a temperatura e a umidade da atmosfera. Quando ela atinge 35°C, o corpo humano não consegue mais transpirar e, portanto, se resfriar. Se durar algumas poucas horas, o corpo morre.

 

ClimaInfo, 16 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)