O mundo e o coronavírus

17 de março de 2020

A Europa fechou suas fronteiras ontem para estrangeiros por um prazo inicial de 30 dias. Os europeus da zona Schengen (União Europeia mais Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein) podem transitar na medida em que seus países permitirem. Os britânicos, para este fim, ainda são europeus. A notícia saiu na Folha e em quase todos os veículos.

À imagem da Itália, o governo francês mandou todo mundo ficar em casa. O The Guardian informou que o governo Canadense também fechou suas fronteiras.

O Reino Unido tinha entrado na crise apostando em uma tática tão interessante quanto única no mundo, proposta pelo principal conselheiro científico de Boris, Patrick Valance. Ele defende que a população deva ser exposta ao vírus e ficar imune a ele. Segundo Valance, isso deixaria o país mais seguro no longo prazo. Na noite de domingo, o governo começou a apertar as restrições à circulação proibindo aglomerações. Mais, idosos acima de 71 anos ou doentes, deverão ficar em quarentena por quatro meses. A notícia é da Folha.

No insólito país de Trump, o The Guardian conta que as vendas de armas dispararam nos últimos dias, no que foi chamado de “compras de pânico”.

O vírus está progredindo lentamente na África, onde desembarcou faz pouco tempo, segundo o The Guardian. No Egito, são 123 casos confirmados, mais 51 na África do Sul e 49 na Algéria. Em 17 outros países africanos, a contagem chegou a 100 casos confirmados. Vários estão começando a impor medidas para segurar a transmissão.

E o pessimismo continua correndo solto nas bolsas americanas. A de Nova York caiu 12% ontem, o índice da S&P 500 caiu 12% e a Dow despencou 2.000 pontos, a maior queda desde 1986.

Para quem quiser acompanhar a progressão do vírus, a OMS mantém uma página com atualizações diárias.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar