A aviação mundial é um dos setores de descarbonização mais difícil. Assim, uma das propostas que sempre está nas mesas de negociação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) é a compensação de pelo menos parte das emissões por meio de créditos de carbono.
Um grupo técnico acaba de divulgar recomendações sobre esta alternativa. Uma delas especifica quais créditos de carbono deveriam ser aceitos, em função do rigor metodológico e das auditorias realizadas para garantir sua procedência. A recomendação aponta para seis esquemas, dentre os quais o MDL da ONU, o Gold Standard e o Verra. Com um adendo: só serão aceitos créditos emitidos depois de 2016. A decisão frustrou donos de créditos anteriores a esta data, principalmente vindos do Brasil, da China e da Índia, que queriam vender os créditos encalhados há quase 10 anos. Para quem quer detalhes, o relatório pode ser baixado aqui. Vale a leitura do comentário da Business Green.
ClimaInfo, 18 de março de 2020.
Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.